O anúncio publicitário em
questão é do sistema Park Assist da empresa Volkswagen. Para introduzir à
análise, é importante salientar que o sistema Park Assist é um item de controle
e segurança, presente em alguns automóveis, que facilita bastante o ato de fazer
balizas e manobrar o carro. Consiste num recurso que envolve câmera de ré
traseira, sensores dianteiros e computador de bordo, fazendo com que o sistema
quase dispense o trabalho do motorista.
O
logos e o pathos deste anúncio estão de certa forma interligados e o
representados na imagem pelo conteúdo implícito presente nela. Ao ilustrar um
porco-espinho enfileirado em meio aos sacos plásticos que abrigam os peixes, a
imagem ambienta e coloca em cena o argumento que a marca propõe apresentar, que
é a precisão e eficácia que o sistema Park Assist oferece aos seus usuários -
uma vez que, assim como qualquer deslize faria o porco espinho furar os sacos
que abrigam os peixes, qualquer tipo de ineficácia do sistema proposto causaria
transtornos ao motorista em questão. No entanto, o pathos é bem mais evidente.
Os argumentos bem estruturados do ponto de vista lógico-argumentativo, que
caracterizam o logos, seriam mais marcantes se a imagem não fosse de cunho
interpretativo e houvesse no anúncio detalhes mais precisos e diretos do
sistema, preferencialmente em linguagem verbal.
O
ethos está representado no slogan contido no canto inferior direito, ao lado da
marca, com os dizeres: "Precision Parking. Park Assist by
Volkswagen." ("Estacionamento preciso. Ajuda de estacionamento da
Volkswagen.") Os dois termos, que tiveram ênfase por constituírem frases
curtas e associadas, representa de forma simples a credibilidade e confiança
que a marca pretende oferecer ao público-alvo em relação ao sistema anunciado.
Quanto
aos mecanismos de persuasão utilizados pelo anúncio:
O
argumento emocional consistiria apenas na satisfação e comodidade que o leitor
sentiria ao ver os animais em contraste encaixados de forma harmônica,
associando-os à eficácia do sistema Park Assist. Ainda assim, não deixa de ser racional.
A
identificação seria alcançada de acordo com os meios que a marca escolhesse
para publicar o anúncio. Tratando-se de uma marca de carros e considerando o
público-alvo como adultos motoristas e adeptos de novas tecnologias, a
identificação seria mais facilmente atingida em revistas comuns - no Brasil,
Veja, Época, IstoÉ, por exemplo - e ainda mais facilmente em revistas
especializadas de automóveis.
A
intertextualidade consiste na metáfora construída na imagem, quando representa
com animais a situação cotidiana na qual se usaria o sistema anunciado.
A
presença do maravilhoso está sutilmente representado, se considerarmos esta metáfora e à ideia que ela
propõe de idealização do cotidiano.
Conteúdo implícito.
ResponderEliminarA aluna ainda ressalta o argumento emocional, identificação e a intertextualidade
boa análise!
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