Nestor Garcia Canclini é um antropólogo argentino que se destacou
por estudar os reflexos das grandes culturas de massa na américa-latina. Em seu
livro “Consumidores e Cidadãos” Canclini buscou entender a fundo o papel do
consumidor na sociedade, e quais foram as suas mudanças ao longo do tempo. Hoje
consumir se tornou um ato impensado e produzir tal produto também. Para ele
consumo é uma manifestação sociocultural que se realiza através de apropriação
de produtos. Nesse novo tempo capitalista, tal manifestação está prejudicada,
pois além de consumir um produto ou cultura, estamos também consumindo valores embutidos
nos produtos.
No mesmo livro Canclini
desenvolve o conceito de “Comunidades transnacionais de consumidores” que,
segundo ele, têm se formado nas últimas décadas e substituído o que chama de “Comunidades
de pertencimento e controle”. Nessas comunidades são criados códigos
compartilhados cada vez menos ligados à nossa etnia, classe ou nação e sim
códigos transnacionais.
Assim, não só os
setores hegemônicos, mas também as classes populares são capazes de ler
citações de um imaginário multilocalizado que a televisão e a publicidade
reúnem. Nomes conhecidos como Super Mário, da Nintendo, Ronald McDonald’s, da
rede de fast-foods, astros hollywoodianos como Angelina Jolie e Brad Pitt,
cantores conhecidos como Rihanna e Beyonce podem ser citados em anúncios publicitários
do mundo todo com a certeza de que, mesmo pessoas que não tenham saído do
próprio país irão entender a mensagem.
Podemos
usar a propaganda da cantora Beyoncé Knowles-Carter para a Pepsi como grande
exemplo. O conceito da propaganda, inicialmente projetada para os EUA e Europa,
foi amplamente difundida por diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Com
o slogan "Embrace your past but live for now" (Abrace o passado, mas
viva o agora), a marca quis passar ao público consumidor da bebida que viver o
agora com a Pepsi é mais intenso e emocionante. E, de fato, a propaganda
repercutiu muito bem para as vendas do produto em escala global, ultrapassando,
por cerca de dois meses, vendas da Coca-Cola, a grande dos refrigerantes.
Grupo: Caroline Ferreira, Lucas Alves e Weslei Rodrigues
Oi, pessoal!
ResponderEliminarAcho que vocês poderiam se aprofundar um pouquinho mais nos exemplos! Por que há a certeza de que as pessoas entenderão a mensagem mesmo se não tiverem saído do país? Mais uma aprofundada e vai ficar bacana!
:D