sexta-feira, 25 de abril de 2014

McLuhan

MARSHALL MCLUHAN



Marshall McLuhan; educador e teórico da comunicação.  Nasceu em Edmonton, 21 de julho de 1911, morreu em Toronto, 31 de dezembro de 1980. 

Seu estudo foca principalmente na adaptação do homem as necessidades que o próprio cria através de sua evolução técnica, que é proveniente de um esforço para se manter frente a um mundo de mudanças cada vez mais rápidas. McLuhan entende que as tecnologias voltadas para a área da comunicação são aprimoramentos dos seus sentidos básicos, como próteses. A partir dessa premissa busca compreender os efeitos que essas tecnologias causam no social e no psicológico humano.

A evolução dos meios de comunicação:

McLuhan analisa os meios de comunicação de uma perspectiva evolutiva e os divide em "frios" e "quentes".                                                                                                                                                
Frios são os meios que exigem uma participação sensorial maior do interlocutor e a informação é mal definida, como a na TV. 
Quentes são os meios que utilizam essencialmente de somente um sentido e sua informação é bem definida, o rádio é um exemplo.

E a perspectiva evolutiva? Para McLuhan, o surgimento de um novo formato de comunicação constitui em uma configuração social nova, assim:

"O meio é a mensagem."

Com isso diz que cada meio tem seu formato único de transmissão, o conteúdo são as mudanças sociais acarretadas. De acordo com ele atualmente vivemos a "civilização da eletricidade." Com as ferramentas comunicacionais que a energia elétrica fornece temos a interação de forma quase instantânea entre todo o globo o que leva ao desenvolvimento do conceito de aldeia global.

Aldeia Global:

Temos a comunicação instantânea e bidirecional em um espaço de convergência, é o Mundo interligado em todos os sentidos, políticos, sociais e econômicos. Um exemplo claro de um meio de comunicação que facilita essa interligação é a internet.

As ideias de McLuhan se mostram presentes no nosso cotidiano, na forma como utilizamos os meios de comunicação e como os moldamos e eles a nós. Da necessidade surge o meio, do meio uma configuração social, dessa um novo meio, que não necessariamente leva a inexistência do anterior, são formas diferentes, sentidos diferentes. Na busca de um entendimento do que, em nossos tempos de globalização, nos mantem concisos e "funcionais" creio que as indagações e teorias de McLuhan se encaixem perfeitamente.
Um perfeito exemplo da aplicação de suas teorias é visto os sites de discussão como o Reddit, ou em rádios onlines, como o superplay e nos famosos canais no youtube. 


"Para o homem primitivo, a noção de espaço era um mistério incontrolável. Para o homem da era tecnológica é o tempo que tem esse papel." 
Marshall McLuhan






Bibliografia: McLuhan, M. "Os meios de comunicação como extensão do homem."
                   McLuhan, M. "Visão, som e fúria." 



1 comentário:

  1. Oi, Henrique! A parte teórica do texto está bem estruturada, mas tome cuidado pois, ao se falar do meio, se diz "o" rádio, e não "a" rádio; e Internet não tem "e" ao final, ok?

    Senti falta de exemplos mais concretos e atuais, que ilustrassem toda a teoria recapitulada por você. O uso de imagens e vídeos será bastante enriquecedor para o texto.

    :D

    ResponderEliminar