quarta-feira, 2 de julho de 2014

Canclini - Sociedade de consumo

         Em seu livro ''Consumidores e Cidadãos'', o antropólogo Nestór Garcia Canclini reflete sobre o papel do indivíduo na sociedade de consumo. Para Canclini, o consumo é o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos.
Canclini ainda tenta explicar o consumo como uma forma de ''identificação'', uma forma de fazer parte de um determinado grupo. Consumir é participar de um cenário de disputas por aquilo que a sociedade produz e pelos modos de usá-los. Para ele, a ideia de consumo não é inconsciente, muito menos os consumidores são meros fantoches.

        Ele utiliza do conceito de flaneur para ilustrar melhor. O flaneur deixa de ser aquele indivíduo do século IX que vagava pelas ruas parisienses deslumbrado com as manifestações artísticas; e se transforma no individuo que anda pelo shopping, absorvendo toda a ideologia de consumo. O passeio é uma operação de consumo simbólico. A cidade é comparada a um videoclipe: como uma montagem de linguagens descontínuas.
O flaneur deixa de ser o indivíduo parisiense que vaga pelas ruas e se torna o consumidor, que se encanta com as vitrines.

         Canclini diz que o consumo é simbólico. Ao comprarmos um produto, não estamos comprando apenas o conteúdo em si, e sim uma série de ideais e significados que aquele produto simboliza, significados estes, que foram criados no meio, através de associações de determinado produto com determinadas situações ou pessoas. Logo, ao comprar uma roupa de determinada marca, o consumidor não está somente comprando a roupa, mas sim uma série de sentidos e significados em torno da mesma.

1 comentário:

  1. O post ficou bacana, Mariana! Só acho que você poderia ilustrá-lo melhor, colocando algumas imagens que retrate o que você diz. Por exemplo: que tal colocar uma figura comparando o flâneur parisiense e o atual? E ilustrar melhor a questão do consumo da marca e de seus significados? Isso irá enriquecer o texto!

    Há alguns erros de digitação e acentuação, como a palavra "indivíduo", na segunda linha. Sugiro correções.

    :D

    ResponderEliminar