quarta-feira, 2 de julho de 2014

Pierre Lévy - A Emergência da Interação Cibernética

 O espaço cibernético onde funciona a sociedade atual é o novo espaço de interação humana que já possui importância no plano econômico e científico. Importância que certamente vai ampliar-se e estender-se a outros campos como Saúde, Pedagogia, Estética, Arte e Política. O espaço cibernético é a instauração de uma rede de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores. Textos, imagens e músicas produzidos no computador são cada vez mais conservados sob forma numérica e registrados na memória de uma máquina. Com a transformação da esfera da comunicação e da informação numa esfera informatizada, é preciso encontrar o significado cultural disso. 

 A partir dessa ferramenta de comunicação diferente da mídia clássica, porque é nesse espaço que todas as mensagens se tornam interativas, é feita uma plasticidade e há uma possibilidade de metamorfose imediata. Com esse acesso, cada pessoa pode se tornar uma emissora, o que não se enquadra no caso de mídias como a imprensa ou a televisão. Uma tipologia aplicada aos dispositivos de comunicação onde há um tipo em que não há interatividade porque tem um centro emissor e uma multiplicidade de receptores encontra-se no dispositivo "Um e Todo".
 Dispositivos que não tem uma emergência do coletivo da comunicação, como é o caso do telefone, constituem o tipo "Um e Um". O espaço cibernético introduz um novo tipo de interação formada a partir da emergência coletiva, que pode ser chamada de "Todos e Todos". 

hipertexto-2.jpg (325×307)

 Do interior do espaço cibernético encontramos uma variedade de ferramentas, de dispositivos e tecnologias intelectuais. Por exemplo, um aspecto que se desenvolve cada vez mais é a inteligência artificial. Há também os hipertextos, os multimídia interativos, simulações, mundos virtuais, dispositivos de tele-presença. É preciso não esquecer, por outro lado, que a própria mídia hoje está numa hibridação com o espaço cibernético, onde ela se vê obrigada a se abrir para isto. 

telepresenca.jpg (595×424)


 Assim, não é mais o leitor que vai se deslocar diante do texto, mas sim o texto que vai se desdobrar diferentemente diante de cada leitor. Também a escrita e leitura vão mudar o seu papel, porque o próprio leitor vai participar da mensagem na medida em que não estará ligado apenas a um aspecto. Saindo de uma posição passiva, o leitor passa a participar da própria redação do texto, uma vez que ele tem diante de si um potencial de mensagem em construção.

 O ponto principal é que estamos assistindo e participando da desterritorialização dos textos, das mensagens e de tudo que é documento. Tanto o texto, como a mensagem, se tornam uma matéria. Sem um suporte fixo, os elementos possuem maior possibilidade de interação com qualquer outro. è como se todos os textos fizessem parte de um texto, mas na verdade é o hipertexto, com um autor coletivo e que está em constante transformação.
O futuro próximo de comunicação humana e de pensamento humano está se tornando um lugar chamado Espaço Cibernético. O que vai se tornar em valores culturais e políticos permanece, ainda, em aberto. Mas as implicações nas áreas de educação, trabalho e vida política e questões dos direitos, são certas. As dimensões sociais, culturais e técnicas são cada vez mais homogenias, considerando a junção indissolúvel de um projeto técnico com uma visão cultural organizadora.

2 comentários:

  1. Olá, Priscila. Constatei que o seu texto é uma paráfrase de outro que está disponível em

    https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2514.pdf

    Peço que você faça um texto original, que é o objetivo deste blog, até amanhã (03/07), pela manhã. Caso contrário, tirará zero.

    ResponderEliminar