terça-feira, 1 de julho de 2014

Pierre Lévy - Cibercultura

     O filósofo francês Pierre Lévy é considerado um dos maiores expoentes no campo de estudos da mídia cibernética. Pierre Lévy, ao refletir sobre a questão da técnica e as discussões geradas com o surgimento das novas tecnologias, considera a metáfora do impacto inadequada. Segundo ele, a técnica é imaginada e fabricada pelos indivíduos, seu uso intensivo é o que a caracteriza e lhe dá forma. Desta forma, a sociedade pode ser condicionada mas jamais determinada pela técnica.


     Dentro da ideia de cibercultura, Lévy afirma que cada receptor pode-se tornar também produtor e emissor de determinada mensagem. O ciberespaço está em aumento constante, gerando uma maior acessibilidade da sociedade no geral. Este acesso rápido e fácil influencia diretamente na quantidade de mensagem que é inserida na rede virtual, por exemplo. Quanto mais pessoas possuírem recursos tecnológicos, mais conteúdo será produzido para este meio.




     Nesta ideia do expectador tornar-se produtor ou emissor os exemplos mais fortes que existem são as redes sociais. A necessidade de comunicar e conhecer, tem levado milhões de pessoas a utilizar várias interfaces de comunicação, tais como o YouTube, Facebook, Twitter, Skype, Vimeo, etc. Estas plataformas de comunicação têm evoluído de tal forma, que se passou de uma comunicação textual, para a comunicação com imagem e som em tempo real, podendo estar ligado a uma série de informação. Podemos pegar como exemplo os vloggers, que são pessoas que trabalham fazendo vídeos para publicar no YouTube e, com o tempo, acabam ganhando notoriedade e "voz" na sociedade, como é o caso da  Kéfera Buchmann e também do PC Siqueira.



1 comentário:

  1. Oi, Pedro. Encontrei o primeiro parágrafo do seu texto aqui:

    http://testetemplatesagora.blogspot.com.br/2013/09/pierre-levy-conceitos-chave-no-estudo.html

    E o segundo integralmente aqui:

    http://aemergenciadascibercidades.blogspot.com.br/2013/03/definicoes-por-thabata-pereira_16.html

    Peço que você refaça-os até amanhã, (04/07) de manhã, pois o objetivo do blog é postar conteúdos originais.

    ResponderEliminar