terça-feira, 22 de abril de 2014


Stuart Hall- Identidade Cultural


    Stuart Hall, foi um teórico cultural jamaicano que atuou no reino Unido. Ele contribuiu com obras chave para os estudos da cultura e dos meios de comunicação, assim como para o debate político.


    De acordo com Hall, uma identidade cultural enfatiza aspectos relacionados a nossas culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas, regionais/nacionais. Hall focaliza particularmente as identidades culturais referenciadas ás culturas nacionais. Para ele, a nação é além de uma identidade política. O estado, ele é um sistema de representação cultural. Em outras palavras, a nação é composta de representações e produzem sentidos com os quais podemos nos identificar e constroem, assim, suas identidades. Esses sentidos estão representados em histórias, memórias e imagens que servem de referências, de nexos para a constituição de uma identidade de nação. Porém, Hall disse que, vivemos atualmente em uma "crise de identidade" que é decorrente do amplo processo de mudanças ocorridas nas sociedades, abalando os antigos quadros de referências que proporcionavam aos indivíduos uma estabilidade no mundo social. Conforme ele, as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça, e nacionalidade não mais fornecem "sólidas localizações" para os indivíduos. O que existe agora é um deslocamento e ausência de referentes fixos ou sólidos para as identidades, inclusive as que se baseiam numa ideia de nação. 
    O próprio Hall , nasceu em Kingston, na Jamaica, em 1932, mas se mudou para o Reino Unido em 1951. Ele diz que nações modernas são "híbridos culturais". As pessoas sofrem influência cultural do meio onde vivem, com as pessoas que se relacionam, havendo um conflito de identidade. 

2 comentários:

  1. Oi, Juliana! A parte teórica está bem explorada, mas você não deu nenhum exemplo atual mais concreto capaz de ilustrar o que Hall diz.

    Você poderia trazer imagens e vídeos que incrementassem os tópicos sobre as múltiplas identidades ou sobre a formação de uma identidade nacional e o sentido do que seria uma nação. Ou, ainda, poderia mostrar algum produto midiático que retrate as situações expostas por Hall.

    :D

    ResponderEliminar
  2. Atenção aos erros de português: Na primeira frase, "Stuart Hall, foi", não se separa o sujeito do verbo; na frase "Hall focaliza particularmente as identidades culturais referenciadas ás culturas nacionais" o acento é crase, e não agudo; na frase "Porém, Hall disse que, vivemos atualmente em uma 'crise de identidade'", depois do "que" não tem vírgula.

    ResponderEliminar