O autor da crítica ao filme, ”O Espetacular Homem Aranha 2”, Marcelo Hessel, logo no subtítulo do texto indica claramente seu parecer do longa, que segundo ele, não encontrou o “tom”. O crítico já no começo de seu texto ironiza o nome escolhido para o filme, e faz uma alusão, comparando o título à utilização de roteiro, forma e conteúdo espetaculosos.
A partir daí, Hessel acaba situando sua crítica mais para os criadores e roteiristas do que para a obra em si, o que começa a tornar seu argumento negativo, tanto no formato que estrutura a crítica, quanto no aspecto de seu conteúdo. Tal direcionamento falho e o mal aproveitamento do conteúdo da obra cinematográfica pelo autor, torna seus argumentos e objeções menos embasados.
Ao apresentar considerações tendenciosas sobre os roteiristas do filme o crítico cai no uso preponderante de sua opinião pessoal, se esquecendo de considerar também questões técnicas, como o gênero em que o filme está inserido, por exemplo.
O autor segue sua argumentação fazendo observações negativas quanto ao produto cultural, como faz quando diz que o objetivo dele é, em diversas cenas, impactar os espectadores e, logo em seguida, descreve a dinâmica do filme e suas situações mais sociais e humanas como sendo ações mecanizadas. Tal afirmação é visivelmente contraditória, o que contribui para, mais uma vez, o empobrecimento do argumento.
O crítico, de forma geral, utiliza mais sua fala para fazer comparações negativas deste longa à filmes, quadrinhos e autores que, em sua opinião, são igualmente fracassados em seu objetivo como produto midiático. Portanto, a crítica feita não é em nenhum aspecto totalmente positiva. Quanto ao conteúdo, o classifica como espetaculoso e falso, quanto à forma, a classifica como descompromissada e quanto aos criadores, faz comparações e analogias pessimistas durante todo o texto.
Esta crítica é, sem dúvidas, negativa em vários aspectos, pois dá foco na maior parte do tempo para denegrir os criadores, e não na
obra, apenas aponta os defeitos mas não sugere mudanças, e não adiciona reflexões e elucidações relevantes de fato aos espectadores. Uma das únicas características positivas que podemos observar no texto é o oferecimento de um novo e diferente ponto de vista do filme ao consumidor.
correções:
ResponderEliminarO autor da crítica ao filme ”O Espetacular Homem Aranha 2”,
autor tornam seus
sobre os roteiristas do filme, o crítico
pois na maior parte do tempo denigre os criadores, e não na obra, aponta os defeitos mas não sugere mudanças e não adiciona reflexões e elucidações relevantes de fato aos espectadores.
bom texto!