O jornalista Nirlando Beirão e o apresentador Danilo Gentili. |
Nirlando Beirão em sua coluna no site da Carta Capital, no dia 05 de maio, faz uma crítica ao programa, The Noite apresentado por Danilo Gentili no SBT. O título de sua postagem é “Humor de tirar o sangue no SBT”. Em seu texto Nirlando, foca suas críticas no tal apresentar que tem uma fama de fazer piadas preconceituosas e de mal gosto.
O texto incia com o autor falando como foi seu primeiro encontro com o humorista.” A primeira vez que vi Danilo Gentili foi na noite em que Dilma Rousseff ganhou a eleição presidencial e, à saída da festa num hotel em Brasília, um repórter grandalhão e afoito, brandindo aquele microfone covarde do CQC, tentou acuar, humilhar e insultar o ex-presidente José Sarney, que deixava o recinto”, relata o colunista. Boa parte de seu curto texto ele crítica veemente o ex programa a qual o humorista trabalha, o CQC e o próprio, agora apresentador do talk show da SBT.
Sengundo Cintra Torres, crítico de televisão português, o crítico deve criticar a “obra e não o autor”. Neste caso em específico, Nirlando Beirão faz críticas somente a Danilo Gentili que é o apresentador do programa. Seguindo a mesma linha de Torres, a crítica em si tende a apresentar “soluções”, ser construtiva. Neste caso a critica não apresenta nem um desfecho, apenas acusa o apresentador de racista e suas piadas de ter um humor ofensivo.
Nirlando Beirão, escreve para uma revista especializada, a Carta Capital. Com uma editoria mais de esquerda, a revista que também tem sua página na internet, tem um público mais politizado e de um certo “nicho” político-social. Os leitores compartilham da mesmo ideia do jornalista, já que o veiculo publica matérias que geralmente faz criticas a estas manifestações preconceituosas.
O título do post leva ao leitor entender que a critica será ao “The Noite”, durante todo texto. Mas só no último paragrafo o autor cita o nome do programa. Além de enfatizar que o Talk Show é da mesma emissora que a jornalista Rachel Sherherazade, ele também comenta sobre futuro “promissor” de Gentili na televisão.”A grosseria intrínseca de uma personalidade doentia promete para ele um luminoso futuro na tevê”, ressalta o colunista.
Colocando mais lenha na fogueira, Nirlando, relembra a mobilização coletiva em torno do gesto antirracista do lateral Dani Alves e também do processo contra Danilo Gentili, que o acusa de injuria racial. A acusação aconteceu quando o apresentador ofereceu uma banana para um internauta negro no twitter .O Magistrado Marcelo Matias Pereira que julgou o caso, resolveu absorvê-lo do crime, por não caracterizar o “tweet” do humorista como uma ofensa.
Assim comparando os dois casos o jornalista esquece de uma analise mais a fundo do programa e foca suas criticas a Danilo Gentili. Se o subtítulo da matéria nos promete que será apresentado “impressões o programa The Noite”, é de esperar uma crítica ao formato ou a estrutura do programa e não as atitudes preconceituosas de seu apresentador.
Correção da frase: Em seu texto, Nirlando foca suas críticas no modo de apresentar que tem a fama de fazer piadas preconceituosas e de mal gosto.
ResponderEliminarautor falando - o autor não fala, escreve
gralha - incia
correção das frases:
Boa parte de seu curto texto, o autor crítica veemente o programa em que o humorista trabalhava, o CQC e o próprio, que agora é apresentador do talk show da SBT.
Gentili, que é
Nirlando Beirão escreve para (não colocar virgula antes do verbo)
compartilham com as ideias do jornalista, já que o veiculo publica matérias que geralmente fazem críticas a estas manifestações preconceituosas.
leva o leitor a entender
sobre o futuro promissor
Nirlando relembra (sem virgula)
injúria
twitter. O
Assim, comparando os dois casos, o jornalista se esquece de fazer uma análise mais aprofundada do programa e foca suas criticas em Danilo Gentili.
serão apresentadas as “impressões sobre o programa The Noite”, é de se esperar uma crítica ao formato ou à estrutura do programa e não às atitudes preconceituosas de seu apresentador.
atenção na escrita do texto, não revisou ao terminar.