quarta-feira, 14 de maio de 2014

Análise da crítica de Arnaldo Jabor ao PT – A Incompetência


Análise da crítica de Arnaldo Jabor  ao PT – A Incompetência - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-incompetencia,1150773,0.htm




Em seu texto, Arnaldo Jabor fala sobre o partido de esquerda utilizando, principalmente, a ironia e o sarcasmo. Através de uma linguagem padrão, com resquícios da oralidade, o mesmo critica aberta e claramente sua posição contra este grupo. Compara frases e pensamentos ptistas com as de filósofos reconhecidos.
Começa o texto contando todas as situações marcantes que presenciou por toda a sua vida e afirma que “nenhuma delas se compara às  calamidades do atual Brasil”.  Foge aos assuntos de sempre como corrupção, burocracia e clientelismo e aborda, majoritariamente, sobre a essência do partido em questão. Diz sentir falta das discussões políticas de antigamente,“a incompetência atual é competente como nunca”.
Ironicamente, fala do homem “bom” do partido que, atualmente, não precisa estudar Marx, apenas “derramar sua ‘missão’ no povo”. Ironiza também o capitalismo na visão da esquerda, culpando-o por quase tudo, comparando esta aos conceitos utilizados por Stálin.
Jabor coloca que para o partido, qualquer erro é justificável por ser uma "contradição negativa", ou seja, qualquer deslize é o passo inicial para um acerto que virá, um dia.
Na conclusão, ele expõe sua opinião dizendo que se o PT ganhar as eleições presidenciais este ano, o Brasil continuará em uma situção ruim e de retrocesso. 

1 comentário:

  1. Este trabalho está incorreto, foi pedido para se fazer uma análise de uma crítica de um produto cultural e esta crítica é sobre política.

    ResponderEliminar