quinta-feira, 15 de maio de 2014

Análise da crítica feita por Marcelo Forlani para o site Omelete em 2 de novembro de 2001.

                                            
Marcelo Forlani, já no subtitulo, deixa transparecer seu entendimento sobre a obra: “um sonho de filme em forma de pesadelo”; qualidade e essência.
Sua análise é introduzida a partir do nome do criticado, fazendo a diferença entre o ritmo do filme (sufocante, agitado) e o significado de "Requiem" (descanso).

O decorrer de seu texto demonstra o impacto que “Requiem” causou no autor. A utilização de vários advérbios de intensidade mostra que não foi pequeno. E está ai a maior força argumentativa de seu texto. A forma como descreve o que sentiu nos leva a querer assistir, (ou não), pois fica claro que o objetivo da película está em mexer com o espectador de uma forma profunda, revirando o que temos de pesado em nosso interior.

Forlani discorre sobre a utilização dos cortes (rápidos), os planos de cinegrafia (“clip” e divisão), a trilha sonora (uma única música que é alterada) e  como esses elementos contribuem para o clima “angustiante”. Compara o diretor, Darren Aronofsky, a um DJ, capaz de alterar a “batida” com maestria.

Em sequência, conta um pouco sobre o estilo do diretor  e faz rápidas comparações com outras obras, chegando ao consenso de que é muito difícil comparar o filme por este fugir dos clichês Hollywoodianos. Em um ultimo momento escreve sobre os atores elogiando as escolhas e atuações.


Talvez pela dificuldade de comparação não foram tecidas negativas em relação ao filme, tendo este cumprido sua proposta de chocar. Marcelo Forlani consegue passar pelas diferentes áreas da criação cinematográfica sem dificuldade e as analisa utilizando ferramentas sofisticadas, porém não há um aprofundamento em nenhum dos pontos levantados, que poderiam ser trabalhados em um texto maior, e o autor conta com um conhecimento prévio do leitor que nem sempre existe. Entretanto sua crítica convencê pelo sentimento que passa, compactuando com o filme nesse aspecto, e pela forma técnica com que trata as diferentes áreas do saber cinematográfico. 






(Marcelo Forlani, sócio fundador do Omelete)

1 comentário: