quarta-feira, 14 de maio de 2014

Análise da critica à novela "Meu Pedacinho de Chão" Por Silvia Chiabai

  A critica de Silvia Chiabai se inicia de forma descontraída com uma brincadeira que indica ao leitor que a novela "Meu pedacinho de Chão", atual do horario das seis, é uma saída em relação às demais atrações da rede globo; o que já demonstra o posicionameto da autora no texto em questão.

  Para sustentar sua critica positiva à novela a autora começa a argumentar sobre a estética e sobre os efeitos de edição, citando cenas da obra como exemplo. Silvia fala também sobre o bom humor, e chega a dizer que é esse quem "dá o tom" da novela, e logo em seguida cita as personagem que mais contrubuem para tal, inclusive elogiando a performace dos atores.

  Um ponto imprtante do texto é exatamente o que fala sobre o elenco, já que Chiabai cita dois importantes atores globais (Juliana Paes, e Rodrigo Lombardi), para dizer que a novela está servindo para descontruir a imagem de ambos, que deixam de serem vistos como simbolos sexuais e galãns, e passam a serem vistos como grandes atores. Nesse momento a autora explicita sua opinião, dando a entender que simbolos sexuais e galãns não são "grandes atores".

  A autora não entra em detalhes ao falar sobre a fotografia, o figurino, o cenário, a direção de arte e a direção musical; ela apenas elogia e apresenta alguns exemplos a cerca do que está sendo comentado. 

  O ponto mais polêmico da critica gira em torno de uma das personagens da obra, que se trata de uma menina com habitos masculinos. Silvia fala com bastante cuidado sobre tal assunto, e faz uma especulação de que o publigo LGBT pode não gostar da forma como tal personagem é tratada na obra; mas não apresenta nenhuma informção sobre esse publico, e chega a dizer que a novela trata o assunto de forma tão "graciosa" que pode ser "politicamente incorreta". Nesse trecho a autora apresenta sua opião, e sem argumentar sobre o que esta sendo falado, o que faz com que a seriedade da critica possa ser questionada.

  A argumentação poderia ter sido melhor explorada pela autora, principalmente nos pontos em que essa apresenta sua opinião sobre alguns assuntos, mas de forma geral a crítica foi bem estruturada e conseguiu atingir o seu objetivo.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed798_sensivel_alegre_e_charmosa

1 comentário:

  1. correções:

    Rede Flobo, o que já

    Para sustentar sua critica positiva à novela, a autora começa a argumentar sobre a estética e os efeitos de edição,

    Sílvia não fala, ela disserta, escreve, reflete sobre, etc... é um discurso textual e não oral.

    contribuem para tal, inclusive elogiando a performance dos atores.

    desconstruir

    ponto importante

    já que Chiabai cita dois importantes atores globais (Juliana Paes e Rodrigo Lombardi), (use Silvia ou Chiabai, não alterne entre os dois nomes da pessoa)

    galãs

    acerca

    público

    opinião

    Muita atenção na revisão do texto, tem muitos erros de ortografia.

    ResponderEliminar