quinta-feira, 19 de junho de 2014

Análise da campanha publicitária: FIAT

     Pathos e ethos são trabalhados nesta campanha de uma forma simples e impactante. A ideia central da campanha feita por uma fábrica de automóveis, que contém três anúncios diferentes, não é vender carros, mas "vender" vidas. O ethos não é mostrado apenas nas frases "Evite acidentes. Não beba e dirija.". Este é apenas o complemento de uma imagem na qual o pathos também é explorado ao máximo. A campanha é realizada em duas páginas, ambas com uma imagem do dia-a-dia sobreposta à imagem de uma lata de cerveja (uma fechada, outra aberta), sendo que na primeira página encontra-se, além da imagem, a frase "Agora você vê.", trabalhando com o sentimento do público. Na segunda página, com a lata já aberta, a imagem sobreposta (uma criança andando de bicicleta, por exemplo) é cortada pela abertura da lata, simulando um acidente de carro provocado por um motorista embriagado. Em cima da segunda imagem encontra-se a frase "Agora não.", apelando, ainda mais para o sentimento de quem vê a campanha. Por não tratar de uma publicidade para  um dos seus produtos, a FIAT não utiliza nenhum slogan, mostrando apenas sua logo, no canto inferior da segunda imagem. O conjunto publicitário fez um enorme sucesso, nacional e internacionalmente, no combate ao uso de bebida alcoólica por motoristas antes de pegarem a direção. 
     A FIAT, apesar de lucrar com acidentes de carros, mostra através dessa campanha anti-bebida que sua preocupação maior é com a vida de seus usuários. 




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