quarta-feira, 18 de junho de 2014

Análise da Publicidade - Coca-Cola


A publicidade feita para a marca Coca-Cola vista acima tem, na verdade, poucos elementos identificáveis. O principal ponto de apoio dessa publicidade é a presença do maravilhoso, pois tanto a figura do anjo, que em uma bandeja carrega um copo de Coca-Cola, quanto o próprio slogan da marca, fazem analogia à perfeição. A imagem do anjo é utilizada com o propósito de elevar a bebida a um status divino, pois a mesma é oferecida por uma criatura que, segundo a cultura popular, habita os céus. Nesse ponto, a publicidade faz uso de conhecimentos prévios do público que ela pretende atingir, ou seja, de seu repertório cultural. Já o slogan da marca, ao fazer referência a um "lado Coca-Cola da vida", trabalha também com a imagem, dando a entender que esse lado da vida, proporcionado pela empresa, é perfeito, repleto de positividade. 

Levando em conta os conceitos apresentados por essa publicidade, é possível afirmar que a Coca-Cola tem como objetivo fazer com que o seu público-alvo relacione a bebida em questão com a felicidade e momentos agradáveis, além de sugerir que o consumo da mesma oferece não somente um prazer físico, mas também espiritual. 

2 comentários: