sábado, 21 de junho de 2014

Análise de Publicidade: Sistema Park Assist da Volkswagen



O anúncio publicitário em questão é do sistema Park Assist da empresa Volkswagen. Para introduzir à análise, é importante salientar que o sistema Park Assist é um item de controle e segurança, presente em alguns automóveis, que facilita bastante o ato de fazer balizas e manobrar o carro. Consiste num recurso que envolve câmera de ré traseira, sensores dianteiros e computador de bordo, fazendo com que o sistema quase dispense o trabalho do motorista.
O logos e o pathos deste anúncio estão de certa forma interligados e o representados na imagem pelo conteúdo implícito presente nela. Ao ilustrar um porco-espinho enfileirado em meio aos sacos plásticos que abrigam os peixes, a imagem ambienta e coloca em cena o argumento que a marca propõe apresentar, que é a precisão e eficácia que o sistema Park Assist oferece aos seus usuários - uma vez que, assim como qualquer deslize faria o porco espinho furar os sacos que abrigam os peixes, qualquer tipo de ineficácia do sistema proposto causaria transtornos ao motorista em questão. No entanto, o pathos é bem mais evidente. Os argumentos bem estruturados do ponto de vista lógico-argumentativo, que caracterizam o logos, seriam mais marcantes se a imagem não fosse de cunho interpretativo e houvesse no anúncio detalhes mais precisos e diretos do sistema, preferencialmente em linguagem verbal.
O ethos está representado no slogan contido no canto inferior direito, ao lado da marca, com os dizeres: "Precision Parking. Park Assist by Volkswagen." ("Estacionamento preciso. Ajuda de estacionamento da Volkswagen.") Os dois termos, que tiveram ênfase por constituírem frases curtas e associadas, representa de forma simples a credibilidade e confiança que a marca pretende oferecer ao público-alvo em relação ao sistema anunciado.
Quanto aos mecanismos de persuasão utilizados pelo anúncio:
O argumento emocional consistiria apenas na satisfação e comodidade que o leitor sentiria ao ver os animais em contraste encaixados de forma harmônica, associando-os à eficácia do sistema Park Assist. Ainda assim, não deixa de ser racional.
A identificação seria alcançada de acordo com os meios que a marca escolhesse para publicar o anúncio. Tratando-se de uma marca de carros e considerando o público-alvo como adultos motoristas e adeptos de novas tecnologias, a identificação seria mais facilmente atingida em revistas comuns - no Brasil, Veja, Época, IstoÉ, por exemplo - e ainda mais facilmente em revistas especializadas de automóveis.
A intertextualidade consiste na metáfora construída na imagem, quando representa com animais a situação cotidiana na qual se usaria o sistema anunciado.
A presença do maravilhoso está sutilmente representado, se considerarmos esta metáfora e à ideia que ela propõe de idealização do cotidiano.

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