terça-feira, 17 de junho de 2014

Nestor Garcia Canclini: "Comunidades transnacionais de consumidores"


Nestor Garcia Canclini é um antropólogo argentino que se destacou por estudar os reflexos das grandes culturas de massa na américa-latina. Em seu livro “Consumidores e Cidadãos” Canclini buscou entender a fundo o papel do consumidor na sociedade, e quais foram as suas mudanças ao longo do tempo. Hoje consumir se tornou um ato impensado e produzir tal produto também. Para ele consumo é uma manifestação sociocultural que se realiza através de apropriação de produtos. Nesse novo tempo capitalista, tal manifestação está prejudicada, pois além de consumir um produto ou cultura, estamos também consumindo valores embutidos nos produtos.
     No mesmo livro Canclini desenvolve o conceito de “Comunidades transnacionais de consumidores” que, segundo ele, têm se formado nas últimas décadas e substituído o que chama de “Comunidades de pertencimento e controle”. Nessas comunidades são criados códigos compartilhados cada vez menos ligados à nossa etnia, classe ou nação e sim códigos transnacionais.

     Assim, não só os setores hegemônicos, mas também as classes populares são capazes de ler citações de um imaginário multilocalizado que a televisão e a publicidade reúnem. Nomes conhecidos como Super Mário, da Nintendo, Ronald McDonald’s, da rede de fast-foods, astros hollywoodianos como Angelina Jolie e Brad Pitt, cantores conhecidos como Rihanna e Beyonce podem ser citados em anúncios publicitários do mundo todo com a certeza de que, mesmo pessoas que não tenham saído do próprio país irão entender a mensagem.
      
     Podemos usar a propaganda da cantora Beyoncé Knowles-Carter para a Pepsi como grande exemplo. O conceito da propaganda, inicialmente projetada para os EUA e Europa, foi amplamente difundida por diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Com o slogan "Embrace your past but live for now" (Abrace o passado, mas viva o agora), a marca quis passar ao público consumidor da bebida que viver o agora com a Pepsi é mais intenso e emocionante. E, de fato, a propaganda repercutiu muito bem para as vendas do produto em escala global, ultrapassando, por cerca de dois meses, vendas da Coca-Cola, a grande dos refrigerantes.









Grupo: Caroline Ferreira, Lucas Alves e Weslei Rodrigues






1 comentário:

  1. Oi, pessoal!
    Acho que vocês poderiam se aprofundar um pouquinho mais nos exemplos! Por que há a certeza de que as pessoas entenderão a mensagem mesmo se não tiverem saído do país? Mais uma aprofundada e vai ficar bacana!

    :D

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