quarta-feira, 18 de junho de 2014

Análise da Campanha Publicitária Come as you are - McDonald´s



Come as you are (Venha como você é) foi uma campanha publicitária televisiva inicialmente feita pela franquia francesa do McDonald's. A publicidade era voltada para o público gay e causou diversas opiniões e algumas polêmicas. Depois disso, sofreu algumas alterações ao redor do mundo e ganhou novas interpretações como a publicidade impressa acima. 
A imagem também tem o slogan Come as you are que tem a intenção de mostrar que todos são bem-vindos ao McDonald's. 
As dimensões da retórica podem ser observadas na promoção da imagem: a Cinderela foi abordada no momento em que volta a ser a simples Gata Borralheira o que confirma que todos podem frequentar o fast-food e, nesse aspecto, evidencia o ethos, aspecto moral que o enunciador deixa entrever em seu discurso. A argumentação da publicidade também se apoia no logos, porque além de "ir como você é", você pode "ir quando quiser" ou "quando bater aquela fominha pós festa", uma vez que a franquia fica aberta 24 horas por dia; o relógio marcando meia-noite ajuda a evidenciar isso.
Levando em conta os conceitos utilizados nessa publicidade, o processo de persuasão se dá, de modo que o logos apoia o Ethos do enunciador (e vice-versa).



2 comentários: