sexta-feira, 20 de junho de 2014

Análise da Publicidade - Guinness Draught



Guinness é uma cervejaria irlandesa de 1759 e mantém a quase 300 anos a mesma composição em seu produto. A Draught é a cerveja Staut mais consumida no mundo, caracterizada por sua cor negra e espuma bege e, agora, também será vendida em garrafas. 

Seu público, já fiel e de classe média\alta, precisava saber da novidade. Para anunciar foi contratada a empresa "Bbdo Proximty" que fez uma série de ilustrações de "Un" até "Cinq". Vamos analisar "Deux", mas toda a série merece ser apreciada.

A publicidade foi feita para mostrar que, apesar da nova embalagem Guinness mantém sua tradição. Com esse objetivo foram utilizados cores e traçados simples, com uma mensagem direta.

Todo o layout foi inspirado na arte ilustrativa de cartaz, com traços modernistas em mistura com a Art Déco, fazendo as linhas limpas e contínuas. As cores remetem ao tom da cerveja. O preto em particular. Para o bege coube também lembrar a tradição, já que a cor nesse tom perde sua neutralidade e passa um ar de antigo.

Os olhos fechados do personagem transmitem o sentimento de apreciação. A bebida passa por dentro dele e vai para um copo, simbolismo da quantidade e do produto, que se mantêm os mesmos, e da incorporação da bebida no personagem; podemos notar como o copo se introjeta nele e como o negro passa a compor a cor de sua mão.

A ilustração nos diz: Guinnes é Guinnes. E o texto complementa: "Agora em uma garrafa". Simples,bonito, direto, efetivo.

A assinatura da marca se encontra no canto superior direito, discreta, translúcida, visto que já é líder no mercado. A maior assinatura do produto é a cor preta escolhida, já que é um tom bem específico dessa bebida e já foi marcado em publicidades anteriores. 





2 comentários:

  1. Apesar do aluno não especificar, acredito que seja baseada em argumentos implícitos.

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  2. O que quer dizer a ilustração e o texto? Tem que explicitar melhor as suas ideias!

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