sexta-feira, 20 de junho de 2014


Revista que vira LP - Uma análise do "anúncio vinil" da Budweiser


Recentemente veiculada na Revista Veja São Paulo o anúncio inovador da cerveja Budweiser em parceria com o cantor Will.I.Am proporcionou aos leitores uma experiencia inédita. Ao folear as páginas da publicação o assinante deu de cara com uma página destacável que se transformava em um LP e tocava uma versão inédita do hit Great Times. Além da oportunidade de ouvir a composição inédita do cantor, que embala as campanhas da Budweiser na televisão, quem pode conferir o anúncio certamente se surpreendeu com a nova possibilidade multimídia.
Analisando o formato do anúncio encontramos o logos na perspectiva de tamanho da página, afinal para que ficasse mais funcional ele foi colocado em uma folha reduzida, adequando o tamanho ao equipamento de áudio que seria utilizado para reproduzi-lo. Além disso, também podemos observar um aspecto lógico nas orientações  para que o leitor saiba o que deve fazer.
O ethos, apesar de subjetivamente, também está presente. Tanto na pequena informação que orienta a "beber com moderação" quanto na preocupação de confeccionar um material o mais sustentável possível. Acredito que esse sentido não foi privilegiado pois a marca já está plenamente estabelecida no mercado e tem seus valores éticos sólidos e bem divulgados entre seus clientes. 
O pathos é o sentido que fala mais alto na campanha. As cores da marca, vermelho e dourado, já dizem muito sobre isso. São tons diretamente ligados a emoção, e estão muito presentes na página. O fato de ser uma parceria com um famoso cantor também proporciona uma carga enorme de emoção. E mais ainda quando qualquer pessoas, sendo fã ou não do cantor e da cerveja, é surpreendida com a possibilidade de reproduzir uma música a partir de uma página de revista.   
Emoção, inovação e qualidade. Valores da marca que foram reproduzidos com qualidade no anúncio, que não atoa foi muito premiado e elogiado.A repercussão dos dois anúncios foi muito positiva, tanto nas redes sociais, como na mídia nacional e internacional. Em cinco dias, o vídeo case da peça em vinil teve mais de 500 mil visualizações no YouTube. O anúncio também ganhou o AD of the Day da Adweek e foi destaque na home da Billboard, nos Estados Unidos. O vídeo case internacional do projeto alcançou 11 mil acessos.

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